Rituais de Luto

Os rituais são fundamentais nos momentos de transição de nossas vidas. Após uma morte, eles nos ajudam a entrar em contato com o que foi vivido e apontam para uma direção de construir sentido para a perda. É um momento em que as pessoas se reúnem para se despedir, chorar e homenagear alguém significativo. Ao se reunirem, são rede de apoio uns para os outros.

Em meio à pandemia Covid-19, temos vivenciado mudanças importantes na ritualização das mortes. Rituais que nos davam espaço para estar com pessoas queridas e delas receber carinho e suporte, hoje não são mais possíveis como antes. Nem todos que gostaríamos estão presentes, já que por conta da possibilidade de contaminação restringiu-se (e muito) o número de pessoas que podem participar dos rituais de despedida.

Talvez você não possa se despedir da maneira como gostaria. Talvez você não consiga estar junto de alguém muito querido que perdeu uma pessoa especial. Mais uma vez, vamos precisar nos reinventar. Construir novos caminhos e possibilidades.

Pense em como vocês se conectaram ao longo da vida, construa e realize um ritual que tenha significado e faça sentido para você e para essa relação. Pode ser simples. Pode ser com outras pessoas. Pode ser sozinho. Pode ser escrito. Pode ser falado. Pode ser adiado e acontecer no momento possível. Precisa ter sentido e não ser imposto por outros.

Quando são significativos, os rituais são capazes de nos ajudar a manter a ligação e, de alguma forma, acessar a pessoa que perdemos.

Idealização e execução:

Criação e desenvolvimento:

Apoiadores: